Sushi Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Etiqueta

Ir para baixo

Etiqueta Empty Etiqueta

Mensagem por Admin Ter maio 27, 2014 7:05 pm

Bruno Watanabe escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


:wink: [/img]

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Etiqueta Empty Re: Etiqueta

Mensagem por Admin Ter maio 27, 2014 7:07 pm

waltinhu escreveu:Com relação a dever ou não misturar a raiz forte no shoyu, segue um trecho da introdução do livro SUSHI: SABOR MILENAR, do Sérgio Neville Holzmann e prefácio do Alex Atala:

"Recordo como se fosse hoje: foi no mês de abril de 1972, no Rio de Janeiro. Trabalhava comigo um nissei de Sao Paulo, com quem eu almoçava regularmente. Naquele dia resolvemos ir a um restaurante misto chinês-japonês. Quando chegamos lá, pedi meu tradicional chop suey, enquanto o colega consultou o cardápio e, ressabiado, me perguntou se eu ficaria incomodado caso ele pedisse peixe crú (lembrem-se que estávamos em 1972, época em que ninguém comia peixe crú no Brasil). Como se tratava de meu subordinado, eu podia perfeitamente dizer que aquilo me incomodava sim, e muito. Mas, para não ter meu conceito diminuido entre os orientais, cedi - ainda que me tirasse o apetite pensar em escamas entrando nos dentes.

Alguns minutos depois, a garçonete trouxe à mesa, junto com meu chop suey, um prato laqueado redondo. Sobre a superfície estavam arrumados, em forma de pétalas, pedaços de algo que me pareceu goiabada, com um montículo de pasta verde ao lado. Meu colega nada falou. Tímido, iniciou um ritual que observei em detalhes: colocou o molho de soja num pratinho e alí dissolveu um pouquinho da pasta verde, com ajuda dos palitos. Depois, sempre sem me encarar, pinçou um pedaço daquela "goiabada" translúcida, tocou-a de leve no molho e comeu, com a expressão de quem prova a ambrosia dos deuses.

Minha boca começou a salivar e a curiosidade aumentou. Quando perguntei o que era aquilo, ele me respondeu calmamente: sashimi de atum crú. Eu jamais vira algo tão bonito, tão simples, tão enfeitado (havia também ramos de salsa crespa e umas finas aparas que, soube depois, eram gengibre em conserva). Não resisti e pedi para provar, ainda que não tivesse a menor idéia do gosto da "coisa". Ele pediu à garçonete mais um pratinho para o molho de soja e ensinou-me a misturar a pasta verde (o wasabi). Sabedor de que era minha primeira experiência com comida japonesa, recomendou que eu começasse com apenas meia fatia de atum. Repetindo o ritual que acabara de aprender, provei. E minha vida mudou! Nunca mais fui o mesmo!"

Em outro trecho, agora no prefácio do Alex Atala:

"Ao avesso do que se pensa, esses honoráveis senhores, sacerdotes de seus ofícios, não mantém sua arte blindada e impenetrável, mas apenas trancada com fechaduras que só podem ser abertas com certas palavras, intrínsecas à origem cultural deles e pouco recorrentes na nossa. São elas: respeito, compreensão e sensibilidade."

Que obviamente tem de ser uma via de mão dupla. Se um japonês resolver comer feijoada de palitinho, acharíamos no máximo engraçado, e não uma falta de respeito. Ignorância não é falta de educação e sim falta de conhecimento :wink: .

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Etiqueta Empty Re: Etiqueta

Mensagem por Admin Ter maio 27, 2014 7:10 pm

AyrtonTorres escreveu:Waltinhu, agradeço imensamente seu post.

Bastante esclarecedor. Comi ontem novamente sashimi, com o wasabi já no shoyo e fica muito bom, além de prático. Melhor saber que não estou sendo "herege"...rs

Até porque, aprendi esse "truque" shoyo + wasabi com um japa aqui do fórum...culpa dele...KKKKKKK

Na Koni Store, o shoyo já vem com wasabi. Os temakis na loja do Leblon, perto do Rio Design, são ótimos.

Sashimi aqui em casa (desde que eu encontre peixe decente), não é mais evento e sim refeição.

Em tempo: o "risotosushi" (agora feito de propósito, que nada mais é do que um sushi desmontado) entrou de vez no cardápio.

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Etiqueta Empty Re: Etiqueta

Mensagem por Admin Ter maio 27, 2014 7:10 pm

waltinhu escreveu:
AyrtonTorres escreveu:Waltinhu, agradeço imensamente seu post.

Bastante esclarecedor. Comi ontem novamente sashimi, com o wasabi já no shoyo e fica muito bom, além de prático. Melhor saber que não estou sendo "herege"...rs

Até porque, aprendi esse "truque" shoyo + wasabi com um japa aqui do fórum...culpa dele...KKKKKKK

Na Koni Store, o shoyo já vem com wasabi. Os temakis na loja do Leblon, perto do Rio Design, são ótimos.

Sashimi aqui em casa (desde que eu encontre peixe decente), não é mais evento e sim refeição.

Em tempo: o "risotosushi" (agora feito de propósito, que nada mais é do que um sushi desmontado) entrou de vez no cardápio.

Só quis "pregar" que temos de ser mais tolerantes, principalmente com os novatos... estamos aqui para aprender (todos). Sou muito agradecido por tudo o que me passaram. Tenho uns 10 livros específicos do assunto aqui em casa e garanto que o conhecimento transmitido pelo fórum supera a maioria deles.

Quanto ao seu "risotosushi", nada mais é do que um Chirashi Sushi, ou, "Sushi Espalhado". Existe de duas formas, o Edomae Chirashi Zushi (1), ou sushi ao estilo de Tóquio, consiste em algumas fatias de peixe cortado para sashimi arrumadas "artisticamente" em um leito de arroz para sushi ou no modo Gomoko Zushi (2) ou estilo Kansai, aonde os ingredientes são cozidos e misturados ao arroz.

Ou seja, não é nenhuma aberração. Bogho San agora pode dizer que já viu... seguem abaixo as fotos.

1 -
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2 -
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não vou comentar, Koni Store (ou sei lá com se escreve), admiro o amigo Ayrton !
Agora... Rizotosuhi, até agora, ninguem viu !!
Aguardamos, o grande colega Ayrton

Bogho San, reza a lenda que o sushi como conhecemos nasceu em uma "banquinha" no centro de Tóquio, como forma de refeição rápida para uma cidade apressada. Tendo isso em conta, a Koni Store ou o Gendai nada mais são do que uma versão moderna disso (diria até mais refinada)... se eu fosse você dava uma experimentada. Corre o risco de vc gostar (ou não...rs). Juro que quando vc for lá "no lojinha" eu escondo todos os shoyus com wasabi...kkkk

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Etiqueta Empty Re: Etiqueta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos