Sushi Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANPAN

Ir para baixo

ANPAN Empty ANPAN

Mensagem por Admin Sex maio 23, 2014 9:00 am

ricardo cassettari escreveu:Anpan: pão com recheio de pasta de feijão azuki

A popularização do anpan aconteceu em 1875

No Japão, hoje em dia, o pão é muito consumido, em um processo inverso ao do arroz, cujo consumo é cada vez menor. Com o aumento da procura pelo pão, as padarias também estão mais numerosas. Nelas, são encontrados pães comuns, pães para refeições, pães doces, pães do tipo bolo e muitos outros, com vendas em crescimento anual.

A história do pão
A cultura da farinha de trigo – matéria-prima do pão – vem da Mesopotâmia e data de 6 mil a.C., quando as pessoas já comiam um alimento parecido com o pão, cuja introdução no arquipélago ocorreu com a chegada dos portugueses ao país, em 1543. A palavra “pão” ficou, então, com a pronúncia japonesa pan.

Em 1840, em batalha contra a China, o xogunato Tokugawa, com receio de ser atacado por estrangeiros, começou a produzir e a ensinar a conservar o pão para a alimentação dos soldados, com a ajuda de Tarouzaemon Egawa, um grande guerreiro, chefe de Nirayama.

No dia 12 de abril de 1842, Egawa conseguiu fazer o primeiro pão com a ajuda de Sakutarou, que aprendeu a produzi-lo no exterior. Por isso, o dia 12 de abril é o Dia do Pão nas padarias do Japão. Após reabrir seus portos, em 1854, o Japão permitiu que os EUA desembarcassem suas especialidades ocidentais, entre as quais o pão também estava, em Yokohama, Nagasaki e Hakodate. No entanto, no Japão, onde o arroz tinha o papel principal na mesa das pessoas, o pão não conseguia se popularizar. Entre a classe alta, o pão francês fazia um grande sucesso.

Anpan é o começo da história do pão à moda japonesa

Em 1869, Yasubei Kimura abriu a Buneidou (agora Kimura-ya), a primeira padaria do país, em Tóquio. Ele e seu filho começaram, então, a fabricar pães baseando-se no arroz e, unindo o alimento mais consumido no país e o manju, um doce que combina com o paladar japonês e que também fazia muito sucesso, pensaram em algo não só para a classe alta.

Depois de muitas pesquisas e tentativas, pai e filho, cultivando koji e arroz, descobriram o fungo do fermento de sakadane. Então, inspirando-se no manju, o tradicional bolinho japonês com anko (pasta de feijão azuki), nasceu o anpan. Entretanto, foi em 1875, que a popularização dessa iguaria de fato aconteceu, quando o imperador Meiji experimentou um anpan e aprovou-o, enquanto participava de um piquenique debaixo de árvores de cerejeira. Em 1900, a Kimura-ya criou o jamupan (pão de geléia), e a Nakamura-ya criou o kuriimupan (pão de creme), em 1904. Um ano mais tarde, o anpan começou a ser vendido em estações de trem.

Após a 2ª Guerra Mundial, o Japão passou por um grave problema de desabastecimento, e alimentos feitos à base de farinha de trigo tornaram-se muito populares, devido aos seus baixos preços. Os americanos também fizeram propagandas para incentivar as refeições nas escolas, forjando informações como a de que o arroz provocava câncer, por exemplo. Assim, as pessoas deixavam de consumir esse alimento não só por sua falta no mercado, como também por medo, e a popularização do pão ocorreu ainda mais rápido.

O surgimento dos populares pães do Japão

••• Meronpan (pão de melancia) – há várias histórias sobre esse pão. Uma delas conta que ele foi introduzido através da Austrália, outra que teria sido criado no hotel de Teikoku, etc. Dizem que seu nome vem de casca de melancia, pois, depois de assado, ele fica com o aspecto da casca dessa fruta.

••• Hanbaagaa (hambúrguer) – na região leste da Rússia, as pessoas comeram os primeiros hambúrgueres, como um bife de carne moída. A origem do sanduíche, entretanto, é americana, e as duas fatias de pão passaram a acompanhar o hambúrguer para ficar mais fácil comê-lo; assim, surgiu o lanche que ficou conhecido no mundo todo.
Além desses, existem outros pães: choko korone (pão com creme de chocolate em forma de concha), yakisoba pan (pão com yakissoba), mushipan (pão cozido no vapor), piroshiki (pão russo), kurowassan (croissant), sandwich (sanduíche), furansu pan (pão francês), kasutera (castela, pão-de-ló trazido de Portugal junto com a palavra), pão de queijo, etc.

••• Karêpan (pão de curry) – após de 1923, a Meikadou criou o que seria o karêpan de hoje, com a massa frita, incluindo os ingredientes e o sabor do curry, inspirado no curry rice e na massa tipo castela.

Esse é o pão japonês!
Com a diminuição atual no consumo de arroz no Japão, devido à ocidentalização da alimentação japonesa, descobriu-se que a farinha de arroz tem um aproveitamento semelhante ao da farinha de trigo, e tal fato pode trazer esse cereal de volta à mesa nacional. No Japão, os alimentos que são feitos de farinha de arroz, como pão, macarrão, guisado, massa de pizza e bolo estão se popularizando, especialmente o pão feito de farinha de arroz, que chama a atenção das pessoas. Algumas padarias vendem vários tipos de pães de arroz. Grandes lojas de conveniência já vendem produtos como o pão de arroz, e o número de cidades que oferecem esse alimento como refeição nas escolas (Niigata, Gunma, Ibaraki, Hyogo) está aumentando.

As vantagens da farinha de arroz

– Aumenta o consumo de arroz, que atualmente está em declínio.
– A farinha de trigo nacional não é boa para a fabricação do pão. A farinha de arroz, que é um produto assegurado pela produção interna e dispensa a importação de matéria-prima, consegue substituir a farinha de trigo.
– As pessoas que têm alergia à farinha de trigo conseguem comer os produtos feitos com farinha de arroz.
– A farinha de arroz é uma maneira de proveitar o cereal que fica velho e combina com as necessidades atuais no Japão.

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos