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KATANA - Espada Japonesa

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Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 1:21 pm

AyrtonTorres escreveu:Estava lendo sobre espadas japonesas e achei esse texto:

O presente texto visa explicar e ajudar a entendermos um pouco deste vasto mundo designado Espada Japonesa ou Espada Samurai:

Infelizmente a maioria das informações sobre o assunto são voltadas para o colecionismo de peças de arte somente, a maioria dos livros visam instruir aspectos somente voltados a mercado de espadas de arte, carecendo o mercado sobre informações de espadas para a Prática, isto gera muita confusão na hora de se adquirir uma lâmina, o primeiro passo que devemos tomar antes de adquirirmos uma espada é sabermos o que é uma espada(Katana verdadeiro), e o que não é uma espada(para enfeite); o segundo passo é para que se pretende ter uma espada (finalidade, utilização).
O presente artigo visa esclarecer estes aspectos, tanto para quem pretende iniciar uma coleção de espadas antigas, ou de arte, ou para quem pretende adquirir uma boa espada para a prática em artes marciais (shinsakuto). Nele vamos entender os diferentes tipos de espada forjaJdos para cada necessidade, os diferentes tipos de polimento utilizados tanto para colecionismo, apreciação e exibição artística da espada, tanto para uso real em treinamentos de corte e impactos (kumitachi).

Espadas para todos os gostos e necessidades:

O Termo Shinken designa espadas forjadas, espadas de verdade, espadas afiadas e temperadas de forma tradicional, é um termo geral dado a espadas verdadeiras afiadas, alguns autores dizem que é um termo que só deve ser usado para as espadas antigas, outros como sinônimo geral de espadas de verdade (que não são para enfeite ou de materiais não forjados). Espadas antigas podem custar facilmente de US$ 3000,00 até US$ 250.000,00 dólares, algumas chegam a casa dos milhões e estão em importantes museus, são espadas que podem ter ou não, certificados de autenticidade, qualidade, etc, podem ou não, estarem assinadas, etc (uma certificação pode custar facilmente até US$ 5000,00).

A compra de tal artefato deve ser acompanhada por um profissional competente e que conheça a fundo cada detalhe de uma espada para observar defeitos, defeitos aceitáveis (em caso da espada ter sido usada em combate é natural que tenha dentes, etc), falhas de tempera e bolhas muito comuns em espadas que foram produzidas ás pressas em períodos conturbados como o Sengoku, deve ser analisado o estado de decomposição da espada para saber se é possível seu restauro ou se ela já foi por demais restaurada, se a pele do aço foi rompida revelando as camadas de aço mais moles do miolo da espada, sensíveis a fortes corrosões e quebramentos, trincos provocados por choques violentos e trincos disfarçados por polidores inescrupulosos, trincos fatais na área da ponta e outros fatores, que podem fazer uma espada de séculos valerem menos do que US$ 100,00 dólares.
Algumas pessoas adquirirem espadas em Sites no Exterior que vendem espadas antigas e após exame minucioso são detectados diversos problemas na lâmina, geralmente estes Sites tem preços extremamente atrativos com espadas de mais de 200 anos com preços entre US$ 1500,00 até US$ 5000,00 para atrair suas vítimas, infelizmente muitos são do Japão (existe má intenção em qualquer parte do mundo), que vendem espadas que já não valem absolutamente nada.

As espadas antigas são peças de investimento e muitas são compradas por Empresários e Banqueiros.

O termo Gendaito designa espadas forjadas modernamente para apreciação, exibição e preservação (colecionismo) são feitas somente e exclusivamente por mestres do Japão que são autorizados e devidamente registrados pelo governo japonês á produzirem espadas, em sua maioria são Mukansa. Estas espadas são constantemente avaliadas e recebem certificados importantes.

O governo japonês não reconhece ou autoriza nenhum fabricante de espadas que não tenha nascido em solo japonês, alguns artesões que viveram nos EUA e no Brasil, imigrantes de origem Japonesa obteram o prêmio Gorinpa Tosho como fabricantes de espada e pessoas que mantiveram a cultura tradicional, dentre eles citamos Yoshitsuka Oura Sensei (Sukehiro) , Kunio Oda Sensei (Kunihiro) e Tomizu Ishida Sensei (Tamabiryu).
Dos não descendentes de imigrantes citamos o trabalho de Benedito Ferreira Sensei (Kuro Kaji), que estudou até no Japão e foi aluno de Oura e Oda sensei, mas todos foram mencionados por Shinsakutos.
Keith Austin, Albert Yamada e outros americanos famosos chegaram a estudar com grandes mestres do Japão e tem um refinado trabalho de forja tendo já obtido muitos elogios de várias sociedades de preservação, dentre elas a NBTHK (...).
Trabalhos de excelentes polidores como Laerte E. Ottaiano (Brasil) e de outros estudiosos dos EUA e Canadá restauraram espadas famosas em coleções importantes de Museus e particulares e já foram dignas de menções e elogios em várias entidades internacionais. Seu preço pode variar de Us$ 10.000,00 dólares até facilmente Us$ 150.000,00 dólares, dependendo do tipo de espada, certificado e renome de quem a forjou, etc. Também são espadas muito procuradas para investimento e em sua maioria são adquiridas por empresários e Banqueiros.

O termo Shinsakuto designa espadas forjadas da forma tradicional para uso real produzidas por Katana Kaji (mestres artesões de espada) do Japão e Tosho (artesões fabricantes de espada) do mundo, são espadas que tem um custo mais baixo, e podem ser usadas para a pratica diária, devido a sua perfeição e beleza também são itens apreciados para coleções. São espadas feitas para Tameshiguiri , Batto e Iaijutsu, não podem ser confundidas com réplicas feitas na China aos milhares em aços de péssima qualidade, como exemplo podemos citar as espadas do tipo “Practical Swords “ou “Folded Swords” que são feitas industrialmente, e em sua maioria na China em processo totalmente industrializado e tem sua Têmpera destacada através de ácidos e similares, estas são espadas descartáveis e tem seus custo entre us$ 100,00 até us$ 800,00 dólares americanos em media, em sites de vendas de produtos para artistas marciais Americanos e europeus; existem centenas de anúncios de diversos tipos de fabricantes que dedicam-se a manufatura deste tipo de réplica comercial. Algumas empresas americanas, gigantes na área de facas e cutelaria produzem estes tipo de espada. No Brasil algumas empresas produtoras de espadas militares e facas, seguiram esta linha de produção procurando industrializar processos ou usarem técnicas semi industriais em aços modernos mesclando formas de produção de facas (cutelaria convencional) com formas de têmperas em aços industriais (por indução, elétrica, sub zero, etc). Muitos buscam este tipo de caminho para tentar produzir uma espada rapidamente, o que é errado e se afasta do objetivo espiritual da produção de uma espada. Tudo isso tem a forma de espada e até funciona como espada, mas não são Katana ou Shinsakutos que são verdadeiramente apropriados para o uso de Artistas Marciais. Este tipo de espada também se desvaloriza com o tempo após ser usada perdendo até 50% de seu valor comercial.
Já um bom Shinsakuto pode custar entre US$ 1000,00 até US$ 5000,00 dólares e são peças que se valorizam com o passar do tempo.São adquiridas por Artistas Marciais, pequenos investidores, Pessoas de Classe média e outros, tendo grande aceitação no mercado mundial. Um autêntico Shinsakuto não se desvaloriza após ser usado, pelo contrário, quanto maior o renome de quem o confeccionou ou de quem pertenceu, maior o valor da espada.
Os Melhores Shinsakutos contém Niku (carne extra no hada da espada), desta forma são mais fortes que espadas sem Niku. O Niku também é fundamental para o restauro de uma espada após receber muitas marcas devido a choques fortes (comuns em espadas usadas em Batalhas e kumitachi), pois com esta “carne excessiva”, pode-se dar vários polimentos sem correr o risco de atingir o miolo da espada onde está localizado o aço mais mole.

O Termo Mogui To designa espadas forjadas Shinsakuto que não tem corte, são espadas adquiridas por artistas marciais que pretendem mandar afia-las posteriormente, a afiação deve ser feita por profissional qualificado ou somente pelo próprio artesão que confeccionou a peça. Seus preços acompanham os preços de Shinsakutos afiados pois são espadas verdadeiras.

O termo Gunto designa espadas forjadas manualmente ou industrialmente durante a II Guerra Mundial , geralmente para oficiais e soldados do Exercito, Marinha e Aeronáutica da Armada Imperial Japonesa, algumas eram espadas antigas que foram remontadas em formato de sabres Kai Gunto ou Shin Gunto, ou foram reformadas em seu formato para virarem sabres do tipo ocidental usados pela Marinha e pela Policia chamadas de Kyu Gunto. Não são espadas consideradas de arte, muitas foram destruídas durante a ocupação americana por serem simples instrumentos para tirar vidas humanas, e o governo Japonês fez de tudo para se livrar deste estorvo político (símbolo de sua derrota e manchadas por diversos atos vergonhosos como o extermínio de população civil em territórios ocupados- vide Filipinas, Manchúria e Austrália), seu preço verdadeiro alcança entre US$ 100,00 a US$ 500,00 (as forjadas na Manchúria) e entre US$ 1000,00 atém US$ 4000,00 dólares dependendo do estado de conservação e tipo de forja (as artesanais são as mais valiosas), em geral sempre estão em péssimo estado de conservação e são as mais falsificadas pelos Chineses, é comum anúncios em Sites como o E-Bay onde vemos anúncios com o titulo “Antique Japanese sword”, que são nada mais do que falsificações dos Guntos feitos na Manchúria (que já eram péssimos em seus originais). A compra de Guntos consiste em verdadeiro trabalho de garinpo e não raro compra-se espadas que não tem valor levando-se gato por lebre. São espadas que quando originais e devidamente restauradas mantém seus valores de mercado.

O termo Iaito designa geralmente espadas feitas em materiais como o zinco alumínio, inox e outros materiais, são espadas com balanceamento correto, peso e formato, suas Laminas são feitas industrialmente, não tem corte ou capacidade para serem temperadas e afiadas devido ao tipo de material em que são confeccionadas sua marca de tempera, são produzidas por politrizes e imitam padrões de Hamon, seu polimento é feito em maquinas especiais e tem montagem feitas a mão (geralmente o maior custo deste tipo de espada é sua montagem). Seu preço varia dos US$ 250,00 dolares até US$ 1500,00 dolares. Geralmente desvalorizam após serem usadas chegando a perderem até 60% de seu preço original.

O termo Kazusarito designa espadas feitas para decoração, são replicas feitas e aço inox (...) ou metais não ferrosos, tem o objetivo de adornar ambientes com Designe Japonês e coleções de jovens aficcionados em filmes de samurai ou Holywoodianos, mangas, animes e similares, são espadas produzidas em larga escala industrial aos milhões, feitas em Taiwan, Espanha, EUA, China, Singapura, Índia e até mesmo Paraguai, nelas vemos todo tipo de montagens fantasiosas com dragões pela Lâmina , kanjis e outros detalhes “ajaponesados”,seu peso, formato, materiais de montagem são totalmente inadequados para uso, com bainhas feitas de latão, plástico, fibra de vidro, pintadas com tinta automotiva e similares para simular laqueamento, muitas apresentam tipos de fio rudimentares produzidos por esmerilhamento que são totalmente inadequados a pratica de corte, é comum sua venda em lojas de Bairros Orientais como a Liberdade em SP, Sites de leilões nacionais e do exterior, seu preço varia de US$ 30,00 dólares até US$ 120,00 dólares no Maximo e não são adequadas para se utilizarem em treinamentos, causam graves acidentes ao seu portador, problemas de postura e lesões corporais devido a suas formas ergonômicas errôneas, como nossa experiência de anos temos observado que o barato pode sair caro no futuro, muitas pessoas nos procuram após terem sido usuárias deste tipo de espada com sérios problemas nos ombros, pulsos e coluna, etc

A ESPADA JAPONESA (KATANA) é considerada mundialmente como a melhor e mais perfeita espada ou objeto perfuro- cortante já fabricado pelas mãos do homem. Seu formato harmonioso reúne design perfeito, força, beleza, espiritualidade e todas as características estéticas que existem na cultura japonesa.
A sua construção requer anos de estudo, envolve no geral diversos tipos de artistas como o Forjador e seus assistentes (até seis assistentes podem trabalhar em uma única espada), o Polidor (toguishi), artista especializado em polimentos manuais refinadíssimos com pedras especiais naturais. Artistas Gravadores para o caso de serem lâminas com Horimono (desenhos e gravações), Montadores (koshirae) artistas marceneiros especializados capazes de efetuarem centenas de tipos de montagens (vestimenta da espada), onde as parte de madeira serão feitas mediante altíssimo conhecimento do tipo de madeira a ser empregado, veio , pontos fortes e fracos da madeira, etc, artistas joalheiros especializados na produção dos implementos metálicos e adornos da espada (tsuba, fuchi, gashira, menuki, habaki, e outras peças que comporão a montagem final), versados em fusões de metais (mokume) como ouro, prata, bronze, ferro, Laqueadores artistas especializados em texturas e laqueamento natural , uma boa espada pode levar até 150 mãos de laca em um processo de meses de laqueamento.
Uma espada de qualidade pode levar 6 meses, como pode levar anos o processo de sua manufatura, sendo normal atrasos devido a motivos que fogem ao controle humano como o andamento do aço no processo de polimento, o laqueamento dependerá de pouca umidade do ar (independente de estufas), o andamento do trabalho de cada profissional envolvido no processo.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 1:22 pm

AyrtonTorres escreveu:Sobre a saída das katanas do país, encontrei essa informação:

Nem toda espada verdadeira pode deixar o Japão.

Muitos desses artefatos são considerados tesouros nacionais. Para se ter idéia, dentro do território japonês, mesmo só para transporte de um exemplar, é necessária uma autorização policial.

A saída ou não do país depende do aval da Nippon Bijutsu Token Hozon Kyokai - NBTHK. Essa organização tem respaldo do governo japonês para avaliar e certificar as espadas e só libera para deixar o Japão as katanas consideradas comuns.

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Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 1:23 pm

paulorocha escreveu:Ayrton, o texto é interessante, mas é uma compilação de diversas informações colhidas pela internet, algumas corretas e algumas tremendamente falsas.
Por exemplo, o aço inox 440 JAMAIS seria usado numa réplica, a não ser que o "fabricante" seja um completo idiota, pois se trata de um aço caríssimo, pelo menos 5 vezes mais caro que o aço carbono 1070, muito utilizado em espadas reais para combate. Além de que é um aço EXCELENTE, um dos melhores inox disponíveis no mercado da cutelaria.
Outra informação incorreta é a da suposta "autorização prévia do governo japonês para se fazer espadas de arte". Isto é uma lenda. Na verdade apenas espadas antigas são consideradas de arte.
O site onde o texto se encontra é uma loja virtual de produtos teoricamente japoneses, mas o preço que consta na primeira espada que vi la (nem me dei ao trabalho de verificar se tinha mais) é simplesmente absurdo: 44 mil.
Não que uma espada deste valor não possa ser encontrada à venda, mas se isto acontecesse, não seria num site tão obscuro e desconhecido e sim numa casa de leilões como a Sothebys ou outra equivalente. Além do que, as imagens disponíveis seriam em tamanho grande para que o possível comprador pudesse conhecer melhor o que está comprando.

Aqui tem um bom texto sobre o assunto, escrito por um colecionador que realmente conhece bastante do assunto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 1:24 pm

AyrtonTorres escreveu:Paulo, por isso eu sempre cito as fontes.

O que achei interessante no texto foi a divisão por tipo de forja.

Ainda bem que tem um expert aqui para peneirar as informações imprecisas.

Vou "catar" no texto o que está errado e deixar o que está correto. Caso ncontre algo errado, me avise, ok?

Fui no link. Muito bom o texto. Mais um para consulta.

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Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 1:24 pm

kozinheiro escreveu:É um tópico que já poderia estar no fórum!

Aqui no Brasil devem ter várias dessas que vieram com os imigrantes.

Parece que teve um japonês que cometeu harakiri quando soube que o imperador Hiroito morreu.

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Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 1:25 pm

paulorocha escreveu:Quero lembrar que eu NÃO SOU ESPECIALISTA EM CUTELARIA JAPONESA E MUITO MENOS EM NIHONTO.

Os pontos que citei são os mais absurdos e/ou que eu já tinha conhecimento. Mas tenho certeza de que um verdadeiro especialista no assunto iria encontrar mais coisa errada ai no meio.

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