Sushi Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idades na cultura japonesa

Ir para baixo

Idades na cultura japonesa Empty Idades na cultura japonesa

Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 10:44 am

ricardo cassettari escreveu:Aniversários marcantes incluem espécies de rituais de passagem ao longo da vida no arquipélago
O povo japonês preserva uma série de idades com espécies de rituais de passagem durante a vida. Já no 7º dia de nascimento do bebê, por exemplo, acontece uma das primeiras celebrações. Em tempos mais antigos, como a probabilidade de se criar uma criança saudável era baixa, comemorava-se o 3º, o 5º, o 7º e o 9º dias de vida.

Os japoneses também costumam levar suas crianças recém-nascidas aos templos – meninos no 30º dia de vida e meninas no 31º – para apresentá-las aos kami (deuses) e, assim, tornarem-se ujiko (afilhados), ganhando proteção das divindades. Bem mais adiante, há as idades críticas (Yakudoshi).

Até 1902, os japoneses contavam a idade ao nascer como um ano, e acrescentavam mais um ano a cada passagem do ano. Assim, quem nascia no dia 31 de dezembro já teria um ano ao nascer, e no dia seguinte já teria dois anos. Esse sistema era chamado kazoe-doshi. Uma nova lei de 1950 obrigou repartições públicas a usar a contagem de idade em que o primeiro ano é contado um ano (365 dias) após o nascimento.

Infância – 3, 5 e 7 anos
Outra data marcante é aos 5 anos para os meninos e 3 e 7 anos, para meninas (dependendo da região aos 3 anos para meninos também). No dia 15 de novembro a criança é levada pelos pais para o templo xintoísta de sua localidade, pedindo aos deuses proteção para que ela chegue à idade adulta com saúde.

A origem dessa comemoração está nos rituais de passagem da aristocracia japonesa. Aos 3 anos as crianças deixavam o cabelo crescer (kamioki); aos 5 anos os meninos passavam a vestir o hakama (hakamagi); e aos 7 anos as meninas passavam a vestir quimono de adulto usando o obi (obitoki).

Nessa data as crianças ganham um par de balas chamadas chitose-ame, com quase um metro de comprimento. Deseja-se à criança vida tão longa quanto às balas.

Fase adulta - maioridade (20 anos)
Aos 20 anos os japoneses (homens e mulheres) comemoram a maioridade. Essa celebração se chama Seijinshiki. Apenas os nobres e ricos o celebravam até o século 19. A data começou a ser celebrada pela população em 1947, no dia 15 de janeiro. Em 99, com a mudança da lei que define os feriados, a data passou a ser móvel. Atualmente é comemorada nas segundas-feiras mais próximas do dia 15.

Na maioria das regiões a cerimônia é realizada nas prefeituras e ginásios de esporte municipais. As mulheres costumam se vestir com o furi-sode, quimono colorido para solteiras, e os homens se vestem com ternos, mas também usam o hakama (parte de baixo do quimono que se parece com uma calça).

33 e 42 anos (Yakudoshi)
Infortúnios, acidentes, período de azar, inferno astral. Para aqueles que estão nas idades consideradas críticas (Yakudoshi), todo cuidado é pouco. Essas idades variam um pouco conforme a região do Japão, mas normalmente, para os homens, são os 25, 42 e 61 anos; e, para as mulheres, os 19, 33 e 37 anos.

Os homens devem tomar um cuidado maior com os 42 anos, idade conhecida como “Taiyaku” ou “Hon’yaku” (mais perigosa), cuja leitura em japonês dos números 4 e 2 (“shi” e “ni”), juntos, formam a palavra morte. Já as mulheres têm que redobrar a atenção aos 33 anos, já que os números 3 e 3 (sanzan) remetem a dificuldades. No que depender da junção dos números 1 e 9 (juuku), grande sofrimento acometerá o sexo feminino aos 19 anos.

O ano anterior ao Yakudoshi, chamado Maeyaku, e o posterior, Atoyaku, também são considerados perigosos. Para a contagem da idade crítica, deve-se considerar o Kazoedoshi, isto é, um ano acrescido à idade da pessoa.

Os japoneses costumam organizar festas no período anterior (Yakuire) e posterior (Yakubarai) ao Yakudoshi, como forma de reunir energias positivas para enfrentar o período. Yakuire é a festa que familiares e amigos oferecem à mulher aniversariante que completa 33 anos e ao homem, na comemoração de seus 42 anos. Na ocasião, o aniversariante tem que usar trajes do sexo oposto para “enganar o azar”.

60 anos (Kanreki – Honkegaeri)
Uma grande festa denominada Kanreki ou Honkegaeri, cujo significado tem a ver com “o aniversariante que renasceu”, é feita para quem completa 60 anos, com objetivo de somar energias para que eles encarem o novo ciclo de vida. No horóscopo oriental, há o chamado “Ciclo dos 60 anos”, que corresponde a um período completo passando pelos 12 signos.

Nessa festa, realizada por parentes e amigos, o aniversariante veste roupa vermelha de criança, com babador e rendinhas, tendo ainda que tomar saquê ou cerveja na mamadeira e colocar chupetas durante o “parabéns a você”.

Além da Festa de Kanreki, existem outras idades festivas, conhecidas como “comemorações de longevidade”, que acontecem quando a pessoa completa 70 anos (Festa do Koki), 77 anos (Festa de Kiju), 80 anos (Festa de Sanju), 90 anos (Festa de Sotsuju) e 99 anos (Festa do Hakuju). Todos os aniversários devem ser comemorados após os cem anos. (NikkeywebNippo Brasil)

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos