Sushi Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SOROBAN - Ábaco Japonês

Ir para baixo

SOROBAN - Ábaco Japonês Empty SOROBAN - Ábaco Japonês

Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 10:48 am

kozinheiro returns escreveu:Ó eu falando em Ábaco!! Até parece que não foi hoje que aprendi essa palavra!! KKK

Mas a palavra e o instrumento SOROBAN(sorobán)eu conheço, pouco mas conheço.

Minha pequena vai pro 2º ano do ensino fundamental e olhando a lista de material dela outro dia, tava lá escrito: 100 palitos de sorvete(p/matemática)... Levei um susto! Pensei, FALA SÉRIO!! PALITO DE SORVETE?? Levei esse susto não porque pensei que teria que chupar 100 picolés kkk mas porque quando eu era criança, década de 70, me lembro que a professora pediu pra levar palitos de fósforo(Óh o perigo!!!) pra ajudar a fazer contas; eu queria levar mas quando contei pra minha mãe, ela ficou brava e disse que não ia dar palito de fósforo de jeito nenhum pra eu levar, disse que não podia usar esse tipo de coisa pra aprender a fazer contas, o resto da história eu não lembro mas acho que não levei não.(será que porisso não sei fazer conta até hoje?kkk)
Pow, então, eu tava crente que isso era coisa ultrapassada e aí me aparece isso na lista. Mostrei pra minha esposa que é japa e ela também achou estranho. Hoje liguei pra loja que vou comprar o material e por sorte fui bem atendido por uma pessoa que sabia o que estava falando, e ela me disse que é normal a escola pedir palitos ou ábacos normais e outros tipos de coisas. Sinceramente, pensei que já estivessem usando outro método de aprendizado mais eficiente.


Daí que me lembrei da parada do título do tópico, SOROBAN
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Hoje foi a 1ª vez que pesquisei sobre o assunto e fiquei surpreso em saber que está aumentando o interesse por esse estudo pelos brasileiros. Até existe Campeonato Brasileiro de Soroban e já está na 49ª Edição.

Segue algumas informações tiradas do centro paulista de soroban [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O que é Soroban?

Soroban é um instrumento de cálculo milenar, onde pode-se efetuar todo e qualquer tipo de operação matemática.
O instrumento é uma espécie de ábaco de forma retangular, com hastes verticais compostos de elementos móveis, que permitem a realização de contas de valor 1 e de valor 5, separados por uma haste horizontal.
Ao manejar o SOROBAN, desenvolve-se importantes habilidades, pois a operação do instrumento exige exatidão e rapidez onde é preciso ser atencioso, observador, ter boa discriminação auditiva e visual, boa memória, sobretudo concentração, controle motor, equilíbrio entre o pensamento e a ação, necessárias a qualquer aprendizagem eficaz.
O manuseio do SOROBAN é uma técnica de cálculo, e como técnica utiliza-se de regras, entretanto o ato de manusear o SOROBAN é dinâmico, pois mantém constantemente a mente do operador em movimento, que vai se acelerando com a prática constante.

Para que o SOROBAN quando existem as máquinas calculadoras e computadores?
É natural que se pense assim, quando só se considera aparelhos para cálculos, mas são apenas os objetos que devem ser comparados.

O SOROBAN oferece envolvimento pedagógico ao praticante, auxiliando a solucionar os cálculos da vida cotidiana, resolvendo operações simples e estimando os resultados mais complexos. Enquanto os computadores solucionam problemas vultuosos e mais complicados, assim como as máquinas são necessárias para cálculos mais complexos, o SOROBAN oferece a oportunidade de desenvolver mentes, tornando o ensino do SOROBAN uma força motriz para criação de outras máquinas a serviço do próprio homem, portanto cada qual tem sua função.


ACENBA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA NIKKEY DE BASTOS
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Benefícios:

Pratica-se Ginástica Mental, exercitando a mente a observar, perceber, sentir, concentrar, memorizar, seriar, comparar, classificar, relacionar, deduzir, criticar, julgar, transferir, generalizar, enfim, todas as operações mentais, promovendo moderação, contenção, disciplina, segurança, e sobretudo, o equilíbrio entre o pensamento e a ação.

Com a prática do SOROBAN, torna-se possível mentalizar o instrumento e então passar a efetuar os cálculos mentalmente, movendo virtualmente as contas do Soroban na mente
.


É como tá escrito aí logo acima, a pessoa craque no SOROBAN não precisa mais usar o instrumento, ela mentaliza e quando faz as contas fica movendo os dedos como se estivesse movimentando as peças.

Olha só que coisa sinistra esses vídeos, vejas as contas que estão fazendo. No primeiro vídeo, se fosse um bancário bem treinado com um teclado numérico será que a menina ganhava? Com os números escritos talvez sim mas se forem valores de uns 9 digitos ditados, aí parece que a coisa complica pra calculadora.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mais informações nos links acima e GOOGLE!!! SOROBAN そろばん


ABS

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

SOROBAN - Ábaco Japonês Empty Re: SOROBAN - Ábaco Japonês

Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 10:49 am

AyrtonTorres escreveu:Meu filho estuda no Kumon desde os 6 anos e perguntei se eles não teriam aulas com o ábaco. Infelizmente não.

Acho que seria interessante as crianças (e adultos) usarem esse instrumento, ao menos como estímulo mental. No mínimo aprenderiam a fazer contas.

Se palavras cruzadas e sudoku (japa também) são um ótimo exercício mental, imagine "brincar" com um ábaco/soroban?

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

SOROBAN - Ábaco Japonês Empty Re: SOROBAN - Ábaco Japonês

Mensagem por Admin Dom maio 25, 2014 10:49 am

kozinheiro returns escreveu:Eu to muito afim de incentivar a minha filha a estudar isso, não precisa ficar parecendo maluca como aquelas crianças do vídeo mas deve ser muito bom.

Só dei uma olhada por cima, mas dá uma olhada aqui, parece que tem soroban virtual e o cara ensina como se usa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Vídeo dele explicando como começou
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Desde quando o link fica ativo sem precisar ter que clicar no URL? Ou sempre foi assim?

abs

Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 21/05/2014

https://sushi.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

SOROBAN - Ábaco Japonês Empty Re: SOROBAN - Ábaco Japonês

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos